9 razões para visitar Aveiro

visitar aveiro
Visitar Aveiro é uma experiência em que pode ver a Igreja de Valéga e os seus azulejos deslumbrantes, um hotel que recupera o enorme património industrial da Vista Alegre e provar comidinha caseira num restaurante bem típico da Beira-Mar.
Desta vez dispensámos as caldeiradas mas não resistimos ao leitão à Bairrada 🙂

1 – Hotel Montebelo Vista Alegre
O Hotel Montebelo Vista Alegre é um projecto mágico de renovação do complexo industrial da secular fábrica de Porcelanas da Vista Alegre. É um hotel com todas as comodidades de um hotel 5 estrelas, acrescidas do património edificado singular e do privilegiado posicionamento junto a um dos braços da Ria de Aveiro.

2 – Igreja de Válega
igreja valega aveiro
A zona de Aveiro é pródiga na arte do azulejo. E dizemos sem grandes dúvidas que a Igreja de Válega é o seu maior expoente. são verdadeiramente impressionantes e imponentes os painéis de azulejos que a decoram.
Dica Extra: Se a visitar pela hora de por-do-sol, terá a oportunidade de a apreciar iluminada pela luz quente de final do dia. Um espectáculo quase “divino”.

3 – Restaurante Rei dos Leitões
Entrando nas ruas da Mealhada poderá encontrar diversos restaurantes de leitão à Bairrada. Muitos são óptimos no leitão que servem. Já destacámos aqui os 3 melhores restaurantes de leitão à Bairrada. No entanto há um que se destaca. Pelo óptimo leitão que serve. Pelo serviço impar que presta e pelos pratos que serve além do leitão. Ir à Bairrada e não ir ao Rei do Leitões é quase um crime. 🙂

4 – Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário de Bacalhaus
museu bacalhaus aquário ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo soube evoluir da melhor forma. De um simples museu num pavilhão sem alma, foi reformulado com um projecto de arquitectura peculiar e com uma exposição muito interessante. Cresceu para o Jardim Oudinot com o Navio Museu Santo André, onde é mostrado ao vivo com foi a epopeia do bacalhau e mais recentemente recebeu um aquário de bacalhaus. É um local imperdível numa visita a Aveiro.

5 – Marinhas de sal de Aveiro
Muitos chamas salinas às Marinhas de Sal de Aveiro. A verdade é que em Aveiro temos marinhas. O sal de Aveiro é feito com água do mar que entra pela nossa ria a dentro.
Existem algumas marinhas de sal que podem ser visitadas, mas começam a ser projecto demasiado turísticos e que necessitam de muitos visitantes para serem rentáveis. Aconselhamos a visita a salinas que mantêm a sua originalidade e que lhe permitem estar em contacto com quem, há muitos anos, transforma água da ria no mais puro e rico sal de Portugal. Visitar Aveiro e não conhecer as salinas de Aveiro é perder uma das partes mais importantes da história destas gentes.

6 – Praia da Costa Nova
visitar aveiro
A Praia da Costa Nova do Prado é uma das mais típicas e singulares praias de Portugal.
As suas casas com listas coloridas dão-lhe um encanto único. Estes palheiros coloridos remontam aos tempos em que a Praia da Costa Nova era zona de abrigo dos pescadores e onde eles construíam os seus palheiros  para guardarem as alfaias da pesca. A tradição de pintar as casas de listas coloridas ficou até aos dias de hoje, bem como alguns palheiros que ainda são construídos em madeira.

7 – Licor de Aveiro
licor de aveiro alguidar premio
O licor de Aveiro é uma história antiga e um segredo bem guardado pelas gentes do bairro da Beira mar em Aveiro. Durante muitos anos este licor foi de Alguidar e era feito para aquecer a alma de quem partia para a pesca. Hoje é comercializado em 3 sabores, menta, tangerina e morango e pode ser provado em muitos estabelecimentos da cidade de Aveiro. Uma das mais originais e completas é a prova de sabores de Aveiro, onde para além do licor de Aveiro poderá provar as raivas artesanais, bolachas mini americanas e ovos moles de Aveiro.

8 – Restaurante Picota
Entrar no Restaurante Picota é semelhante a voltar a entrar na cozinha da nossa avó.
Se procuram um local moderno, cheio de requintes não venham ao Restaurante Picota.
Aqui a decoração é simples e despretensiosa. O que conta são os sabores e os afectos. O cozido à Portuguesa, o bacalhau com natas, as iscas de cebolada, a língua de vitela estufada, são servidos com enorme simpatia pelo Sr. Ramalho e confecionados com o carinho da Dona Armanda.
Nós somos suspeitos nas sobremesas. Adoramos o leite creme queimado na hora e a mousse de ananás. Como tal não experimentamos mais nada 🙂
As doses são generosas e o Sr. Ramalho pergunta sempre se queremos mais. O preço que é sempre um factor importante é bem acessível.

9 – Estação de Comboios de Aveiro
estacao comboios aveiro

As estação de comboios em Aveiro é um dos melhores locais que temos na zona para apreciar a arte do azulejo. Tão característica de Aveiro. Recentemente a estação sofreu obras e foi criada uma moderna gare para os comboios. Gare essa com todas as funcionalidades dos tempos modernos. No entanto o trabalho de arquitectura foi excepcional. O arquitecto conseguiu não só manter a estação antiga com o destaque merecido como criar a nova gare de forma funcional e discreta. Um dos locais que não podem faltar a quem pretender visitar Aveiro.

2 comentários a “9 razões para visitar Aveiro

  1. Angela

    Falta aqui imensa coisa…
    A Sé, as salinas (e o novo spa salínico), o museu de santa Joana, os passeios de moliceiro, os ovos moles, o campos da UA, ……é muito mais

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *