Farol de Aveiro ou Farol da Barra

farol aveiro barra
O farol de Aveiro ou Farol da Barra é o maior farol de Portugal. Fica localizado na praia da Barra,freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.

Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser actualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo.

É uma torre troncónica com faixas brancas e vermelhas e edifícios anexos.

História do Farol de Aveiro
Foi construído no século XIX, mais propriamente entre os anos de 1885 e 1893, tendo sofrido grandes reparações em 1929. Quem formulou o projecto foi o Eng. Paulo Benjamim Cabral, mas quem o concluiu foi o Eng. Maria de Melo e Mattos. Foi electrificado em 1936 e ligado à rede de distribuição de energia em 1950.

Características do Farol de Aveiro
Portador do título de farol mais alto de Portugal, e 2º mais alto de Península Ibérica, ergue-se a 66 metros acima do nível do mar, com uma altura de 62 metros.

A fundação da torre é constituída por um maciço de betão de 6 metros de espessura e foi assente sobre estacas à altura das mais baixas águas. Nas alvenarias foram usados o grés vermelho de Eirol e alguns granitos.

O alcance luminoso actual, em condições normais de transparência atmosférica é de 23 milhas náuticas, cerca de 43 quilómetros.

A escadaria é composta por 271 degraus em pedra e em forma de caracol.

Custo de construção do Farol de Aveiro
Este empreendimento custou ao Estado Português a quantia de 51 contos (€ 255,00).

fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *