Festejos de São Gonçalinho

sao goncalinho capela aveiro
São Gonçalinho é na realidade a forma carinhosa que os Aveirenses tratam São Gonçalo. No histórico Bairro da Beira-Mar de Aveiro é também tratado por “nosso menino”.

O beato São Gonçalo nasceu em 1190 e ficou conhecido por ter o dom de curar doentes dos ossos e por ser um santo casamenteiro.

As festas em honra de São Gonçalinho em Aveiro são o momento alto da demonstração de amor e carinho que as gentes do Bairro da Beira Mar têm pelo seu “menino”.

Atirar cavacas do alto da Capela de São Gonçalinho é o momento alto da festa. Manda a tradição que se paguem promessas feitas a São Gonçalinho atirando cavacas do topo da Capela para as centenas de pessoas que no adro da capela as tentam apanhar.

Atirar cavacas do cimo da Capela de São Gonçalinho é a tradição mais conhecida e divulgada, no entanto não é a única. Os festejos de São Gonçalinho em Aveiro também incluem 2 tradições que usualmente se realizam dentro da capela. São elas a entrega do ramo e a “dança do mancos”. Estas são tradições antigas e que ajudam a eternizar a história e costumes ligados às festas de são Gonçalinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *