ponte carcavelos aveiro

História da Ponte dos Carcavelos

ponte carcavelos aveiroA actual Ponte dos Carcavelos, também conhecida por ponte dos Namorados, é uma das muitas pontes de bela arquitectura que pode apreciar num passeio de barco na Ria de Aveiro. 

A antiga Ponte dos Carcavelos sobre o Canal de S. Roque em Aveiro, era simples, rudimentar e pouco sólida.

Construída em madeira, acabou por desabar a 09 de Setembro de 1942, numa altura em que estava segundo o «Correio do Vouga», edição de 19/09/1942 “cheia de pessoas que desejavam ver uma corrida de bateiras, integrada no programa das festas de Nossa Senhora das Febres“, não havendo “desastres graves a lamentar“.

Sabe porque esta Ponte se chama Ponte dos Carcavelos?

As salinas de Aveiro têm uma longa tradição, e ao longo dos tempos foram sendo propriedade de senhores da zona de Lisboa. Como homenagem Às suas terras de origem, tinham por costume colocar nomes de terras de zonas de Lisboa às suas marinhas de sal. Da mesma forma esta ponte recebeu o nome de Carcavelos.

QUER CONHECER A PONTE DOS CARCAVELOS?

Existem 2 boas formas de visitar a ponte dos Carcavelos. Uma é passeando a pé no parque de São Roque. Parque este que ladeia o canal com o mesmo nome. A outra forma é fazer o passeio de barco em Aveiro. Este passeio na ria de Aveiro percorre os 4 canais urbanos de Aveiro em 45 minutos e na passagem pela canal de São Roque poderá apreciar de muito perto a beleza da ponte dos Carcavelos.
Passeio  Especial na Ria de Aveiro
Caso pretenda um passeio especial, poderá realizar o passeio na Ria de Aveiro em conjunto com uma degustação de Ovos Moles e Espumante da Bairrada.  Veja toda a informação aqui >

ponte carcavelos aveiro

ponte carcavelos aveiro

Antiga ponte dos Carcavelos aveiro Antiga ponte dos Carcavelos aveiro Antiga ponte dos Carcavelos aveiro

fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *