tripas aveiro visita

Receita da Tripa Doce de Aveiro

tripa visitar aveiro
Quem resiste a uma deliciosa tripa de Aveiro.
Por aqui gostamos delas tradicionais. Recheadas com os nossos maravilhosos ovos moles, mas há recheios par todos os gostos.
Ingredientes:
  • 3 ovos;
  • 250 g de farinha de trigo;
  • 500 ml de leite;
  • 125 g de açúcar;
  • 60 g manteiga;
  • Uma pitada de sal;
  • doce a gosto (Ovos moles !!!).
Preparação:
  • Numa tigela, misture bem os ovos com a farinha;
  • Quando a mistura estiver bem lisa, junte o leite frio, de pouco em pouco, mexendo sempre;
  • Adicione o açúcar, a manteiga derretida e uma pitada de sal;
  • Deixe descansar a massa durante trinta minutos e cozinhe-a na forma de talassas waffles, bem untada com margarina e muito bem aquecida;
  • Sirva as bolachas regadas com outro doce qualquer, como geleia, a escolha, doce de leite ou chocolate derretido;
  • Pode também optar por colocar o doce no seu interior;
  • Para a tripa, não deixe a massa assar muito (não deixe ficar estaladiça) e coloque doce ou chocolate por cima, dobre-a como desejar e coma quentinha.
Truque para que as tripas sejam as melhores do mundo
Uma tripa para saber realmente bem tem de estar bem quentinha e tem de ser comida junto aos canais da ria de Aveiro. De preferência em boa companhia a observar os turistas durante um passeio de barco em Aveiro.

Fotografia da Patrícia Ferreira

30 comentários a “Receita da Tripa Doce de Aveiro

  1. Ana

    eu adoro a tripa com chocolate ,hummmmm q saudades ,comi tantas quando estava ai em porugal ,vou ficar com a receita ,e tentar fazer ,Obrigada pela receita

    Responder
  2. Paulo SIlva

    Segundo o que vivi e presenciei, as tripas nasceram na praia da Costa Nova. Não têm nada a ver com o Ribau Esteves, que num dia diz que a nossa terra é Ílhavo e no outro dia que “a nossa terra” é Aveiro.
    Tanto quanto sei, a Costa Nova pertence ao Concelho de Ílhavo e não de Aveiro, daí que que está a soar à velha história do farol da Barra do Porto de Aveiro, (que tanto o farol como o Porto estão em Ílhavo).
    Que o Porto de Aveiro esteja em Ílhavo, tudo bem, é normal tendo em conta que é o único Porto do Distrito, agora virem dizer que as tripas são de Aveiro é uma mentira histórica de muito baixa classe!
    Como se o referido acima não bastasse, vem a segunda GRAVE MENTIRA. Se não sabem APRENDAM, a tripa tradicional NÃO TEM QUALQUER RECHEIO, e o primeiro recheio que as tripas tiveram durante muitos anos a fio foi apenas o chocolate. Os ovos moles são uma tentativa recente de Aveiro reclamar o que não é dela!
    Eu sempre defendi e representei Aveiro com a maior das dignidades, mas não aceito nem admito reivindicações injustas e de mau gosto, muito menos chamando de tradicional aquilo que não o é!
    Bem hajam e tino na cachola!

    Responder
      1. Oliveira Rodrigues

        Pelo menos à 36 anos que conheço as tripas de chocolate em Aveiro onde está agora o fórum de Aveiro vocês jovens de de 30 anos nem sequer sabem disso nem conheceram o senhor que lá estava a vender

        Responder
    1. Ricardo Santos

      A tripa original veio dos estados unidos trazida pela esposa do conhecido “Zé da tripa” (daí o “Bolacha Americana” e penso que isso encerra o assunto.

      Posto isto, tenho só mais a dizer que a minha família comercializou tripa durante 15 anos, incluindo um dos quiosques do próprio zé e posso dizer que a receita NÃO leva uma pinga de leite. O que têm aqui é uma receita para crepes.
      Quem tem a receita verdadeira não a divulga assim num site qualquer porque sabe o potencial que tem em termos de lucro.
      Mas boa sorte a vender crepes para quem já está aqui a dizer que vai levar a tripa para frança 😉

      Responder
      1. paula

        Boa noite,segundo diz o srº Zé numa entrevista da Patrician,a receita nao tem nenhum segredo,é tao e simplesmente a massa da bolacha americana,só que mal cozida.

        Responder
      2. João ferreira

        O senhor que fazia a bolacha americana e as primeiras tripas era o chico da bolacha americana…na costa nova.
        E cuspia na chapa para ver se a temperatura estava quente,sempre com o seu cigarrito sem filtro no canto da boca a queimar a beiça.comi lá muitas com o meu primo durante a infancia,mesmo a ver o como ele as fazia,quando comiamos a bolachita de chocolate e mais um saco cheio de bolacha simples que ele oferecia, esquecia-mos do resto…
        Foi vizinho da minho avó paterna ate falecer na sua casa…
        O zé foi quem veio depois e penso que a receita original foi dada pelo chico,pois ele já estava muito velhinho para trabalhar.

        Responder
    2. Tere Da Silva Coelho

      DESDE LUEGO, YO SOY DE AVEIRO,Y ÉS LA PRIMERA VEZ QUE TENGO CONOCIMIENTO DE QUE LAS TRIPAS SON DE AVEIRO! !!!
      NO ÉS BONITO NI NADA ÉTICO HACERSE CON LO QUE NO ÉS!!!!!

      Responder
    3. eliasabete

      Minha querida as únicas bolachas que haviam e foi lá que apareceran foi em Aveiro no parque da cidade e que ainda ká existe a barraquinha. Mais terde apareceram as tripas porque quando vinha da escola pedia
      Massa cizida mal passada e a partir daí apareceram as tripas. Começou toda a gente a pedir massa cozida mal passads. Isto há 40 e tal anos. Imagine-se.

      Responder
  3. Ana Vieira

    Não sabia que era possível alguém ficar tão ofendido com um assunto tão trivial. Paulo Silva, que eu saiba Ílhavo ainda pertence ao distrito de Aveiro. Por favor não se ofenda com assuntos triviais deste género, muito menos com a boa vontade de quem gere esta página.

    Muito obrigada pela receita!!

    Beijinho

    Responder
  4. Luis

    Portanto, é uma receita de crepes só que mais grossos e menos cozidos. E falta a baunilha, há um distinto e delicioso cheiro a baunilha na tripa.

    Responder
  5. ludovic

    Vou mazé commer uma tripa de AVEIRO . OBRIGADA PELA RECEITA 😉 vou trazer uma maquina e commercializar isso em frança .pois que eu cresci na barra . Hahajaja bye bye

    Responder
  6. Sou Eu

    Tempo e material gasto em vão. Não tem nada a ver com o gosto da tripa, nem da bolacha americana. Não vale a pena o tempo e a expectativa gastos!

    Responder
  7. Victor

    KBR Kebab deixem-se de invenções 🙂 venham mas é ao KBR Kebab provar as nossas e deliciosas tripas e depois digam de vossa justiça onde é que se come a melhor tripa da Gafanha da nazaré

    Responder
  8. Laurence

    Bonjour j’ai passé des vacances à Aveiro avec ma famille et bien que nous adorons les crêpes ,nous avons découvert les Tripas et nous en rêvons!!? C’est délicieux notamment aux ovos molhes et cannelle faits par la mamie adorable du kiosque de Barra et qui n’a rien d’une américaine!!?
    Je cherche le nom portugais de cette poêle mystérieuse pour en acheter une.Qui pourrait me renseigner svp
    Abrigada

    Responder
  9. Vitor

    Podem discutir de tudo e mais alguma cosia. Mas todos concordam que para cada pessoa sejam onde forem feitas e onde forem degustadas, são boas e ponto.
    O segredo. É o mesmo que o da sopa do Panda do Kungfu.

    Responder
  10. Pedro Magalhães

    Uma merda de doce,comi um com recheio de ovos moles e fiquei enjoado.,..
    Tripas só há umas,a moda do Porto ,e mais nenhumas.
    Nem consigo perceber como há casas só disso…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *